Na hora de se hidratar, o que é melhor? Água, água de coco ou bebidas esportivas?

A importância da hidratação antes, durante e após os exercícios físicos é mais do que sabida e mesmo perdas pequenas de líquidos têm efeitos negativos sobre a performance do atleta.

Mas com o que se hidratar? Tomar somente água? Água de coco? Bebidas esportivas?

Confira abaixo algumas recomendações e observações sobre cada opção.
Importante: O ideal é que o consumo de líquidos seja feito em intervalos regulares de 15 minutos.

A água é a fonte natural teoricamente mais saudável e mais indicada. Mas para quem tem suor excessivo ou pratica durante mais de 1 hora qualquer exercício ou treinamento deve ficar atento para repor também sais minerais perdidos.

Nesse caso, entram como boas opções as bebidas esportivas e a água de coco.

As bebidas esportivas são mais rapidamente absorvidas, pois possuem concentrações adequadas de carboidratos, facilitando o esvaziamento gástrico, tem diversos sabores e aceleram a hidratação devido aos eletrólitos presentes na sua composição.

O problema está na alta concentração de potássio nas fórmulas dessas bebidas. Sabe-se que o potássio não é eliminado do organismo através do suor e a alta concentração de potássio no sangue pode provocar arritmia cardíaca e até levar a morte.

No caso da água de coco, ela é uma ótima opção desde que o coco esteja maduro e não seja a única fonte de hidratação. A água de coco apresenta grande concentração de gordura e açúcar, e a ingestão excessiva será prejudicial para a saúde e para o treinamento.

Conclusão:

Aqueles que praticam atividades físicas com duração de até 1 hora devem usar somente água pura e gelada.

Para aqueles que praticam atividades de maior duração e/ou intensidade, é necessário fazer um planejamento individual com seu treinador do líquido que será ingerido, pois a concentração de água e sais minerais neste líquido de reposição é totalmente individual e dependente da intensidade do exercício.

É importante que o líquido de reposição tenha características pessoais e semelhantes ao suor perdido por cada pessoa.

Até mais!!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>