Como evitar a câimbra?

A câimbra é uma contração involuntária súbita do músculo ou de um grupo muscular. Durante a câimbra, a região costuma ficar enrijecida e dolorida, por causa da forte contração muscular.

A câimbra ocorre porque as placas motoras ficam com um acúmulo de ácido lático que tornam os músculos mais excitáveis, gerando uma grande contração muscular. Elas ocorrem com mais frequência nas panturrilhas e na coxa, mas, podem ocorrer também na musculatura do abdômen.

Para se prevenir das câimbras é importante que o atleta tenha uma boa hidratação, ingerindo sais minerais e vitaminas antes do exercício. Uma pessoa que está bem hidratada normalmente não tem câimbras.

Outra recomendação importante é que sempre se faça alongamento dos músculos das pernas antes de se iniciar qualquer atividade física.

Uma alimentação balanceada e com uma boa quantidade de sódio, magnésio e potássio também ajuda a evitar as câimbras.

A banana é uma fonte riquíssima de potássio e uma das frutas mais ingeridas pelos atletas.

Mas o que fazer quando elas aparecem?

O melhor a se fazer na hora é colocar gelo no local e iniciar uma hidratação imediata com bebidas que contenham eletrólitos e sais minerais.

As câimbras em atletas profissionais também podem aparecer por causa do estresse relativo a uma grande competição.

Portanto, combinar uma boa alimentação, uma hidratação suficientemente completa e alongamentos constantes podem amenizar as chances de se ter uma câimbra durante e após a atividade física.

Até a próxima!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>