As bebidas que ajudam na hidratação do organismo!

Cada estação do ano pede cuidados especiais na hora de praticar os exercícios. O verão e o tempo seco pedem cuidados especiais principalmente com a hidratação.

Por conta do exercício, o organismo perde líquido e fica desidratado. Por isso, é importantíssimo que a hidratação seja feita imediatamente após a atividade física, de forma contínua e fracionada, ou seja, aos poucos e por um período maior de tempo.

Quando a gente pensa em hidratação, a primeira coisa que vem a cabeça é a água. Mas ela não é a única forma de hidratar o organismo. Confira abaixo algumas dicas de bebidas que vão repor os líquidos do seu organismo e ainda de quebra te dar uma energia extra!

As Bebidas isotônicas são ótimas para repor á água e sais minerais que perdemos com a transpiração. O soro caseiro, a água de coco são exemplos de isotônicos, além das bebidas industrializadas.

Mas atenção, gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos e pessoas com problemas renais devem evitar o isotônico industrializado devido à grande concentração de sais minerais.

A Água de coco é um isotônico natural muito recomendado para a hidratação pós exercício. Além de hidratar, ela ajuda na recuperação de minerais perdidos em atividades físicas ou na desidratação

Os sucos de frutas naturais são ricos em vitaminas e minerais e são ótimos para hidratar e repor as energias. Devem ser alternados com água mineral e não substituí-la.

Os refrigerantes não são recomendados para ajudar na hidratação. Eles fornecem apenas açúcar, água e carboidrato e não tem nenhum nutriente, além de serem gaseificados, o que pode gerar desconforto intestinal.

As bebidas energéticas também devem ficar de fora da lista de bebidas que ajudam na hidratação. Além de cafeína e do açúcar, elas têm aminoácidos e vitaminas que combinadas entre si não trazem bons resultados ao organismo de quem acabou de fazer uma atividade física. A combinação do açúcar com a cafeína tem um efeito diurético, aumentando a sede.

A água aromatizada ou com sabor tem sido muito usada para a hidratação, porém devem ser observadas algumas ressalvas. Para que a água tenha sabor ou cheiro, é utilizado em sua composição aromatizantes, conservantes e adoçantes que elevam o teor de sódio no líquido.

Fique atenta ao consumo dessas bebidas para que o sódio no seu organismo não fique em índices elevados.

No final das contas, além da água, que é altamente recomendada, você ainda conta com outras opções que podem servir de alternativa para substituir a água. Mas não se esqueça, hidratar seu organismo é tão importante quanto à atividade física em si!

Até mais!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>