A Capoeira é esporte sim!

A História da Capoeira é antiga, vem lá do século XVI, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal!

Proibidos de lutar, porém muito festeiros e dançantes, os negros, escravos nas fazendas, criaram um tipo de dança lutada, ou luta dançada para poder exercer sua cultura, aliviar o estresse do trabalho e também a manutenção da saúde física.

A capoeira era definida como uma arte marcial disfarçada de dança e ficou proibida no Brasil até 1930, quando um dos principais capoeiristas do Brasil, Mestre Bimba, apresentou a luta ao então Presidente Getúlio Vargas. Ele gostou tanto que o que antes era proibido se transformou num esporte nacional brasileiro.

O esporte tem três estilos e eles se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento.

O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. Nesse caso, o ritmo musical é mais lento, os golpes jogados mais próximos ao solo e é necessária muita malícia.

O estilo regional é o resultado da mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são mais rápidos e secos, e as acrobacias não são utilizadas.

Já o terceiro estilo é uma capoeira mais contemporânea, que une um pouco dos dois primeiros estilos e é a mais praticada atualmente.

O som que acompanha o esporte é tocado no berimbau, um instrumento de corda de origem angolana que é considerado por alguns como um instrumento sagrado. Ele é reverenciado no início de cada luta e dita o ritmo e o estilo de jogo.

Recentemente em Bauru foi inaugurada uma praça para a prática do esporte. A praça é uma homenagem ao Mestre Bimba, que dedicou sua vida para legitimar a capoeira como um esporte e uma valiosa expressão da herança cultural africana no Brasil.

A Wilton Esporte, através da Rent a Pró oferece a capoeira como uma das suas modalidades esportivas.

A prática da capoeira trabalha o condicionamento físico para o sistema cardiovascular e para todos os grupos musculares. Desenvolve a força, a elasticidade, o equilíbrio, o ritmo e a coordenação motora!

Mais informações acesse: www.rentapro.com.br

Até mais!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a A Capoeira é esporte sim!

  1. Alex disse:

    Queria perguntar sobre uma teoria nova que remete a uma ancestralidade malaio-africana para a Capoeira, via Madagáscar, pois anteriormente a chegada de africanos, a ilha era habitada por malaios que praticavam o Ringa, uma luta acrobática que está ligada ao Silat Melayu, Muay Boran e kalari Payattu, nota-se em especial no Silat Melayu algumas semelhanças com a Capoeira. O Ringa seria a origem do Morengy (ainda praticado, e é parecido com a capoeira), que teria também influências africanas, por essa teoria ele teria influenciado a Capoeira no século 19, quando um nûmero reduzido de malgaches vivia no Brasil. o problema com a teoria, é que pelo menos oficialmente,não se sabe de influências malgaches na cultura afro-brasileira.
    Cenas dos filmes de Tonny Jaa (que luta Silat e Muay Boran) lembram a Capoeira!
    O que vocês acham?

    http://cev.org.br/comunidade/historia/debate/capoeira-silat-ringa-malgache
    http://cap-ang.blogspot.com/2009/09/hipotesis-final-de-la-pesquisa-6092009.html

  2. Sydney disse:

    Ai que inejva! To parada por 2 meses por causa de um problema no joelho e to me cocando toda pra sair correndo pela rua. Identificacao total com o post :)

  3. Samara Lima disse:

    Muito bom ! Sauve mestre bimba

  4. Cesar Sousa disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>